MERGULHO NA ILHA DOS BÚZIOS
Lugar mágico que vale a pena conhecer!
Saídas para credenciados de todos os níveis.
Ideal para Iniciantes e Avançados
Local com muita vida marinha
Profundidade de 8 a 30 mts
Visibilidade varia de 5 a 20 mts, dependendo da época do ano e do destino escolhido
Saídas confirmadas dependendo de número de pessoas e da previsão do tempo
Saímos as 9h00 / Retorno as 15h00
Passeio com duração de 6 a 8 horas
1h30 de Navegação (tempo estimado dependendo do barco)
Chegar na Narwhal com 30 minutos de antecedência
São 02 mergulhos, em lugares diferentes
Inclui: 02 cilindros, lastro
Acompanhamento Staff Narwhal
Fornecemos: Lanches, Biscoitos, Frutas, Refrigerantes, Água
A embarcação está equipada com:
✔ Banheiros
✔ Kit de Primeiros Socorros
✔ Kit DAN de Oxigênio de Emergência
✔ Bote com Motor para apoio aos mergulhadores
Valor: consulte via WhatsApp
(não incluso equipamentos)
Aluguel de Equipamentos:
Consultar valores = colete, roupa, regulador, máscara com snorkel ou nadadeiras
ACOMPANHANTES PODEM IR NO BARCO
✔ Mergulho de Flutuação
✔ Mergulho Batismo
✔ Visita Embarcada
Consultar Valores
PERGUNTAS FREQUENTES:
ILHA DOS BÚZIOS
Este arquipélago está situado a leste da Ilha de São Sebastião. É um dos três arquipélagos que compõem o município e o Parque Estadual de Ilhabela. É composto pela própria Ilha dos Búzios e Ilha Sumítica. A Ilha dos Búzios é habitada por uma comunidade de caiçaras tradicionais que vivem da pesca artesanal, da cultura de mandioca e bananas, logo é comum serem observadas no entorno do arquipélago, redes de espera, cercos e armadilhas de pesca, que devem preservadas por se tratar da cultura de subsistência dessa comunidade.
A recomendação aos mergulhadores é de se evitar o fundeio próximo a estes artefatos, mantendo-se afastados durante o mergulho, tanto pelo risco de se verem envolvidos pelas redes, bem como pela prática de mínimo impacto, não interferindo na cultura local.
Durante a navegação até o arquipélago, é comum a avistagem de grupos de golfinhos nariz-de-garrafa, baleias de Bryde e até Jubartes. Nas ilhas não há praias, seus entornos são formados por costões rochosos e reentrâncias chamadas de sacos, proporcionando variados perfis para os mergulhos. As profundidades nos pontos deste destino podem variar de 3 a 30 metros e a visibilidade varia muito em função das correntes e condições climáticas, alcançando 20 metros nos melhores dias.
Ao longo do ano, a temperatura média da água situa-se na casa dos 22ºC, podendo chegar aos 27ºC entre meados de janeiro até a chegada do outono, já no início do verão, ocasionalmente ocorre o fenômeno das termoclinas, correntes extremamente frias em determinada faixa da coluna d’água.
Pontos de Mergulho
Parcel da Mãe Joana
Costão rochoso formado por grandes pedras, tocas e fundo arenoso. Profundidade: 6 a 18 metros.
Costão das Estátuas
Estátuas colocadas por operadores de mergulho dão nome ao ponto. Duas estátuas marcam a entrada da maior gruta, neste costão formado por grandes pedras, tocas e fundo arenoso. Profundidade: 4 a 15 metros.
Parcel da Coroa
Somente com mar muito calmo. Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza. É uma formação rochosa em forma de coroa atraindo muita vida marinha. São frequentemente avistados grandes cardumes de passagem. A profundidade ideal para o mergulho situa-se entre 10 e 12 metros. Profundidade: 3 a 22 metros.
Coroa
Somente com mar muito calmo. Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza. O que o diferencia do parcel é que este tem sua cota mais alta sempre emersa. É comum a avistagem de raias manteiga no fundo arenoso. No ponto mais central em profundidade aproximada de 3 metros, tem-se a impressão de se estar mergulhando em um aquário pela grande concentração de peixes. Profundidade: 3 a 20 metros.
Parcel da Pedra Lisa
Local bastante abrigado ideal para principiantes. Fundo arenoso ao redor de um grande parcel, com muitas tocas e fendas, agregando bastante vida marinha. Profundidade: 4 a 15 metros.
Costão do Aquário
Somente com mar muito calmo. Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza. Parcel formado por grandes pedras, com muitas tocas e fendas, o nome já sugere a presença abundante de peixes, além de tartarugas, e no fundo arenoso as raias manteiga. Profundidade: 4 a 20 metros.
Parcel da Ponta Oeste
Ponto sujeito a correnteza. É um parcel que se estende da costeira até o fundo arenoso no sentido sudoeste. Formado por grandes pedras, presença de tartarugas. Profundidade: 4 a 30 metros.
Saco da Coruja
Costeira formada por grandes pedras de queda abrupta até o fundo arenoso, muitas tocas e passagens. Profundidade: 6 a 30 metros.
Saco do Urubu
Grande parcel estendendo-se suavemente até o fundo arenoso. Profundidade: 6 a 23 metros.
Ilha Sumítica
Costeira formada por grandes pedras e tocas agregando muita vida marinha. Profundidade: 7 a 25 metros.
Parcel da Sumítica
Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza parcel com diversidade de vida marinha. Cardumes de passagem são sempre avistados. Profundidade: 3 a 30 metros.