ALCATRAZES
Um paraíso no Litoral Norte de São Paulo.
O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes é um santuário localizado há cerca de 40 km da costa. Desde 2017, está aberto para visitação de barcos autorizados.
A ilha abriga mais de 1300 espécies, 100 deles sofrem ameaça de serem extintas. Possui também o maior ninhal de Fragatas do Atlântico Sul e é área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10.000 aves marinhas.
Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudoeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento.
A visita pública ao Refúgio de Alcatrazes pode ser realizada somente com empresas e condutores autorizados pelo ICBMIO.
Não é permitido desembarcar na Ilha, mas pode-se mergulhar em alguns pontos pré-estabelecidos.
.
Ideal para Iniciantes e Avançados
Local com muita vida marinha
Profundidade de 8 a 30 mts
Visibilidade varia de 3 a 30 mts, dependendo da época do ano
Saídas confirmadas dependendo de número de pessoas e da previsão do tempo
Saímos as 6H30 / Retorno as 18h30
Passeio com duração de um dia todo
3h00 de navegação pra ir, 3h00 pra voltar, dependendo das condições do mar
Chegar na Narwhal com 30 minutos de antecedência
São 02 mergulhos em pontos diferentes
Inclui: 02 cilindros, lastro
✔ Presença de 01 Condutor Credenciado pelo ICMBio para cada 06 mergulhadores, além da Tripulação de Segurança
🍔 Lanche reforçado à bordo incluindo: água, suco, refrigerante, frutas, sanduíche natural, cachorro quente, torta salgada, bolo, bolachas.
🥩 No retorno, após sair dos limites da UC (Unidade de Conservação), será servido churrasco.
A embarcação está equipada com:
✔ Banheiros
✔ Kit de Primeiros Socorros
✔ Kit DAN de Oxigênio de Emergência
✔ Bote com Motor para apoio aos mergulhadores
Valor: consulte via WhatsApp
(não incluso equipamentos)
Aluguel de Equipamentos:
Consultar valores = colete, roupa, regulador, máscara com snorkel ou nadadeiras
ACOMPANHANTES PODEM IR NO BARCO
✔ Mergulho de Flutuação
✔ Mergulho Batismo
✔ Visita Embarcada
Consultar Valores
PERGUNTAS FREQUENTES:
ALCATRAZES
PONTOS DE MERGULHO:
Baba de Boi - Poita 4: Ponto de mergulho abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho autônomo (de baixa dificuldade), inclusive batismo, livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 15 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up)
Baba de Boi - Poita 5: Ponto de visita embarcada abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 15 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Nesse ponto é possível visualizar os antigos alvos dos treinamentos militares da Marinha do Brasil em Alcatrazes. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.
Baba de Boi - Poita 6: Ponto de visita embarcada abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 15 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Nesse ponto é possível visualizar os antigos alvos dos treinamentos militares da Marinha do Brasil em Alcatrazes. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.
Baba de Boi - Poita 7: Ponto de visita embarcada abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Nesse ponto é possível visualizar os antigos alvos dos treinamentos militares da Marinha do Brasil em Alcatrazes. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.
Raia - Poita 8: Ponto de mergulho abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 30 metros. O ambiente é misto de recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, e ambiente com paredões, matações e caverna coberto por algas, onde é possível observar tanto fauna recifal quanto peixes de passagem. Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up).
Badejo Quadrado - Poita 9: Ponto de mergulho abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 25 metros. O ambiente é misto de recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, e ambiente com paredões, matações e caverna coberto por algas, onde é possível observar tanto fauna recifal quanto peixes de passagem. Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up).
Jardim de Corais - Poita 10: Ponto de mergulho abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, com a maior cobertura de corais cérebro (mussismilia hispida) do arquipélago, o que demanda especial atenção do visitante durante os mergulhos para evitar toques no fundo. A fauna é tipica de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up).
Jardim de corais - Poita 11: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Ponto com a maior cobertura de corais cérebro (mussismilia hispida) do arquipélago, o que demanda especial atenção do visitante durante os mergulhos para evitar toques no fundo. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.
Geladeira - Poita 13: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Esse ponto esta no meio da ilha de Alcatrazes e possibilita o início da vista do ninhal de fragatas (Fregata magnificens) assim como o sobrevoo e comportamento dessas aves durante toda a permanência. Desse ponto também é possível observar o ponto mais alto da ilha de Alcatrazes, o pico da Boa Vista. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.
Ninhal - Poita 14: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para observação do ninhal de fragatas (Fregata magnificens), assim como o sobrevoo e comportamento dessas aves assim como o ponto mais alto da ilha de Alcatrazes, o pico da Boa Vista. Nesse ponto é permitido a navegação de embarcações próximo a ilha para observação das aves. Atividades permitidas: banho de mar próximo à embarcação, observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.
Ninhal - Poita 15: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para observação do ninhal de fragatas (Fregata magnificens), assim como o sobrevoo e comportamento dessas aves assim como o ponto mais alto da ilha de Alcatrazes, o pico da Boa Vista. Nesse ponto é permitido a navegação de embarcações próximo a ilha para observação das aves. Atividades permitidas: banho de mar próximo à embarcação, observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.
Farol - Poita 16: Ponto de mergulho desabrigado no Portinho, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 10 e 25 metros. O ambiente é misto de recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, e ambiente com paredões e matacões coberto por algas, onde é possível observar tanto fauna recifal quanto peixes de passagem. No fundo de areia desse ponto é possível observar grandes anêmonas de fundo de diversas cores. Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up)
Parcel das 5 milhas: Ponto de mergulho em mar aberto, ideal para prática de mergulho de profundidade e técnico, com profundidades entre 8 e 60 metros, para mergulhadores com maior nível de especialização. Local sujeito a fortes correntes. O ambiente é formado por paredões graníticos com grandes matacões que formam vales recobertos por algas e briozoários, onde predomina a fauna marinha de passagem, grandes cardumes e peixes maiores. As embarcações ficam a deriva pois não há poitas de apoio e não é permitido o fundeio direto no fundo nas áreas do Refúgio de Alcatrazes. Este ponto só é operacional em boas condições de mar, com ondulações abaixo de 1 metro. Atividades permitidas: mergulho autônomo e livre.