MERGULHO EM NAUFRÁGIOS 

Ilhabela tembém é conhecida como a Capital dos Naufrágios.

São 10 navios afundados: Aymoré, Concar, Crest, Dart, France, Hathor, Principe das Astúrias, São Janeco, Therezina, Velasquez

Os que tem mais fácil acesso e é possivel o mergulho são: Velasquez, Therezina, Aymoré.

Por serem muito antigos, não existe penetração. A profundidade vai de 8 a 18 metros, assim o mergulho é possível a todos os credenciados de todos os níveis!


???? AYMORÉ

 

☑ Ideal para Iniciantes e Avançados
???? Local com muita vida marinha
???? Profundidade de 6 a 12 mts
???? Visibilidade varia de 02 a 12 mts, dependendo da época do ano e do destino escolhido
✔ Saídas todos os dias, com agendamento antecipado

☑ Incluso:
 02 Mergulhos no Aymoré ou 01 Mergulho Aymoré + 01 Mergulho nas Cabras
 Colete
 Roupa
 Regulador
 Máscara com Snorkel
 Nadadeiras
Staff Narwhal

Valor: consulte via WhatsApp

???? ACOMPANHANTES PODEM IR NO BARCO
INCLUSO SNORKELING (OPCIONAL)
???? consulte via WhatsApp
(incluso roupa de neoprene + máscara com snorkel + nadadeiras)


 

PERGUNTAS FREQUENTES:
⏩ Antes de embarcar: na Loja: preenchimento do formulário do mergulhador com questionário médico (fornecido por nós) + apresentação de credencial de mergulhador. ⏩ No barco, antes do mergulho: Briefing para relembrar os sinais e as regras de mergulho, saber como será o processo de entrada e saída da água, além de como o mergulho será guiado.
⏩ O cancelamento não poderá ser realizado no dia ou após a data do serviço; ⏩ Não terá nenhum tipo de ressarcimento de valor nos casos de sentir enjôo no bote/barco, ter pouca ou nenhuma visibilidade, não sentir confortável na água e não conseguir descer/realizar o mergulho ou de não gostar do mergulho oferecido; ⏩ Lembre-se que não poderá ser solicitado qualquer tipo de reembolso, caso não compareça para utilizar o serviço contratado; ⏩ Reembolso integral: só poderá ser realizado se o pedido do cancelamento for solicitado em até 48 horas antes da data do passeio, sendo cobrado taxa administrativa de 10% descontada diretamente do valor reembolsado. ⏩ Após este prazo será cobrado No Show, sem direto a reembolso (100% do valor pago). Comunicar-se pelo Whats App (12) 98886-7268.


AYMORÉ

Data: 27/07/1920

GPS: 23º 51,535′ S / 45º 25,856′ W

Localização: Ilhabela – Ponta do Ribeirão do lado da Praia do Curral, a 50m da costa, com águas calmas e abrigadas.

Profundidade: 6 a 12 metros

Visibilidade: 2 a 12 metros

Motivo: Mau tempo

Estado: Desmantelado

Carga: Munição, malas postais e passageiros

Tipo: Cargueiro

Nacionalidade: Inglaterra

Dimensões (m): 60.7 / 8.5 / 3.6

Armador: Loyd Brasileiro – 1890

Estaleiro: Armstrong Mitchell & Co.

Propulsão: Vapor

Fabricação: 1883

Na última viajem (Montevidéu – Rio de Janeiro – 07/1920), teve problemas em seu leme, fez uma parada para reparos em Santos no dia 17/07/1920, ficando até o dia 21, onde seguiu para o seu destino.

No dia seguinte com uma chuva e ventos fortes, o navio aproximou-se da entrada Sul do canal de São Sebastião e encontrou fortes correntes que o arrastaram para os costões da ilha, batendo contra a Pedra do Ribeirão, sofrendo sérias avarias na proa e começou a afundar lentamente. Rapidamente todos a bordo conseguiram sair, mais toda a carga foi perdida.

O naufrágio encontra-se paralelo ao costão com sua proa a menos de 1m do píer.

É possível avistar um guincho, parte das correntes, algumas ferragens da proa e diversos turcos. Próximas ao guincho, estão visíveis partes do cavername e do casco e dois cabeços de amarração.

Aproximadamente a 15m de distância da proa, posicionada no centro dos destroços, está a grande caldeira, onde existem dois condensadores menores e outras peças do sistema de vapor. Há indícios de outra caldeira, que provavelmente teria explodido.

Seguindo em direção da popa, podemos notar partes dos costados de bombordo e boreste com respectivos cavernames em alinhamento, e ao centro está a máquina propulsora, com virabrequins, pistões, camisas ainda conectadas ao eixo, que segue ainda apoiado sobre seus mancais no sentido da popa. Ao longo dele existem muitas partes enterradas e descobertas.

O eixo penetra no casco, ainda inteiro da popa, que mantém sua integridade. O encaixe do leme permanece em sua posição original, enquanto o leme está caído a bombordo. O hélice permanece no local, porém suas pás foram cortadas.